Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

CDIJ "Porto Seguro" celebra 10 anos de existência

A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande assinalou, no passado dia 10 de fevereiro pelas 15h numa sessão aberta à comunidade no Cine-Teatro Miramar em Rabo de Peixe, o 10.º aniversário da sua valência CDIJ Porto Seguro.

Nesta sessão estiveram presentes, para além dos jovens e das suas famílias- principais intervenientes-, a Mesa Administrativa, o Dr. Rui Santo representando a Sra. Presidente do Conselho Diretivo do ISSA, a Dra. Tânia Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, o Dr. Jaime Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, a Dra. Ana Paula Borges, chefe de Divisão de Apoio às Respostas Sociais e a Dra. Paula Amorim, técnica da mesma divisão e interlocutora para os CDIJ.

Esta valência, atual Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, transitou para acordo de cooperação em dezembro de 2009 vindo da 3.ª Geração do Programa Escolhas, de âmbito nacional, que desenvolveu a sua ação entre dezembro de 2006 e dezembro de 2009.
Após dois meses de preparação e diagnóstico o Porto Seguro recebeu os seus primeiros jovens a 7 de fevereiro de 2006, data que agora assinalamos, iniciando um processo de trabalho comunitário e de capacitação dos jovens de Rabo de Peixe.

Nestes 10 anos de relação próxima com a comunidade já intervencionou cerca de 270 jovens entre os 15 e os 21 anos, podendo continuar a sua intervenção até aos 24 anos em situações de exceção e fundamentadas.

Ao longo de toda a tarde diversos jovens utentes contribuíram para enaltecer a celebração com música, dança e teatro, passando por um momento particularmente emotivo de testemunhos de primeiros utentes do CDIJ, em que de uma forma particular e única partilharam com a audiência a sua experiência pessoal e os motivos pelos quais o Porto Seguro se constituiu nas suas vidas como uma segunda família, enumerando os motivos pelos quais esta valência deixou marcas positivas no seu percurso de vida e os ajudou a serem os adultos e cidadãos de hoje em dia.

Os CDIJ são estruturas de âmbito comunitário vocacionadas para a promoção do desenvolvimento saudável de jovens que se encontrem em situações de risco, facilitadoras de uma verdadeira integração social dos mesmos. São espaços com intervenção psicossocial personalizada mediante as necessidades/problemáticas do público jovem em risco, abertos, dinâmicos e de fácil acesso. Visam o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, educativas e de empregabilidade, para a prevenção das dependências e para a promoção da saúde, da orientação vocacional e da formação.

Em Rabo de Peixe, esta resposta surgiu como uma verdadeira alternativa a comportamentos desviantes e que impedem os jovens de definir projetos de vida saudáveis, funcionais e que lhes permitam ser cidadão de pleno direito.

Ainda nesta sessão comemorativa foi apresentada a nova imagem digital desta valência, contruída pelos jovens utentes atuais em Conselho de Cooperação, fruto das suas sugestões sobre o que para si representa o Porto Seguro nas suas vivências e dia-a-dia, sendo o anterior símbolo substituído por uma imagem que unindo uma âncora, uma boia e uma cauda de baleia, representa o desejo que une toda a equipa e jovens de que o CDIJ se constituía nas suas vidas como um verdadeiro Porto Seguro.

Relacionado

 

Voltar